Quem sou eu

Minha foto
Sou uma pessoa que gosta da vida real e também da Literatura.Que é intensa em tudo que faz...e que se descobriu encantada pelas panelas, aqui em Dubai!!!Sou casada com o Gato André, que literalmente vive nas nuvens...comissário de voo!Enfim...amo a vida e tudo que ela tem de bom!Sou muiiito feliz!!!

Receitinhas da Clê




Fazendo pão...


Foi muito complicado escolher a primeira receita...Desde que cheguei em Dubai, em janeiro, tenho feito muita coisa gostosa!!!Tenho desenvolvido um gosto intenso por cozinhar! E também tenho visitado muitos blogs de culinária!!!Cada receita que dá certo é uma alegria!E se for aprovada pelo meu Gato (leia-se senhor meu marido André!hehehe!!!) me deixa ainda mais feliz!
Mas pra iniciar queria uma receita que realmente fosse importante para mim. E aí foi fácil decidir: Receita de Pão! Mas por que “pão”? Ora, pra quem me conhece essa escolha não é novidade: A-D-O-R-O PÃO!!! Se pudesse comeria pão em todas as refeições!!!Todos os tipos de pães, mas tem alguns que são especiais: o pão da minha Mãe, dona Bia, o pão da minha falecida vó Hilda, que era feito no forno de barro e que até hoje consigo lembrar o cheiro e o gosto, e um pão muito especial, feito pela minha amiga Doraci e que apelidei de “pão do paraíso”!
Então, o primeiro pão que fiz e que ficou melhor do que eu esperava, me encheu de orgulho e de uma felicidade nova, daquelas que a gente sente quando faz algo que não se julgava capaz...afinal eu estava naquele momento sendo elevada ao nível dessas pessoas especiais que são capazes de nos transportar ao paraíso ao provar do seu pão!
E outro motivo que me fez escolher o pão como minha primeira receita é o simbolismo que envolve esse alimento, ou seja, a partilha do pão, esse gesto tão antigo realizado por Jesus e que nos torna irmãos!
Então, vamos à Receita de Pão que descobri aqui  www.lacucinetta.com.br e que trouxe um cheirinho inebriante para minha casa e um sabor incrível para minha vida:


Pão de Forma com sour cream


Ingredientes:


125g de sour cream *
2 colheres de chá de sal
2 colheres de chá de açúcar
2 e 1/4 colheres de chá de fermento ativo seco instantâneo
550g de farinha de trigo (preferencialmente orgânica ou para pães)
óleo vegetal para sovar

* Caso não tenha sour cream, misture a mesma quantidade de creme de leite fresco com uma colherinha de vinagre e deixe em temperatura ambiente por 30 minutos.

Modo de Preparo:


  1. Numa tigela grande, misture 150ml de água gelada, 100ml de água fervendo, o sour cream, o sal, açúcar e o fermento. Junte a farinha e misture até formar uma massa mais ou menos em formato de bola. Cubra a tigela com filme plástico e deixe em repouso por 10 minutos.
  1. Unte ligeiramente com óleo uma parte da sua bancada (ou uma assadeira, se não puder derramar óleo na sua mesa) e sove a massa sobre o óleo por cerca de 10 segundos. Retorne a massa para a tigela, cubra novamente com o filme plástico e deixe em repouso por mais 10 minutos. Repita a operação mais duas vezes e então deixe a massa coberta fermentando por 1 hora.
  1. Unte com manteiga o fundo e as laterais de uma forma de pão, de cerca de 19cm de comprimento, e forre apenas o fundo com papel-manteiga.
  1. Na bancada untada, amasse a massa com as mãos até que forme um retângulo de uns 2cm de espessura. Enrole, selando bem as pontas e coloque na forma, com a fenda para baixo. Cubra com um pano de prato e deixe fermentar por 60-90 minutos, até que dobre de tamanho. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 200ºC.
  2. Retire o pano de prato, polvilhe a superfície do pão com um pouco de farinha e leve ao forno por 45 minutos, ou até que esteja bem dourado. Retire da forma, retire o papel-manteiga da base com cuidado e deixe que o pão esfrie completamente. Uma vez frio, guarde embrulhado em um pano de prato limpo e ele se conservará por uma semana.
  3. Rendimento: 1 pão de forma

Bon appétit!




5 comentários:

  1. Bah...me deu água na boca, claro, porque deve ser de família, o gosto pelo pão, pão da dona Bia, da vó Hilda e agora da mana Clê (assim que chegar no Brasil, vai ter que ir direto pra cozinha, quero provar..rsrs) e este parece que estava maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  2. Bah, digo eu! Já faz a mais e traz para o nosso encontro que reservo a geléia...perfeito, adorei a ideia do blog, pois assim é mais uma forma de estreitármos a distância. Parabéns! Estou aguardando ansiosa a receita de amanhã...afinal estou precisando de uma receita de sobremesa...hehehehehe

    ResponderExcluir
  3. Uau..... lindo post!!!
    Muito legal vc ter escolhido o pão!!!
    Acho que vou ter que colocar no meu mapa de "Lugares para Conhecer" a cidade de Dubai... hhhee... ou melhor acho que vou acrescentar "casa da Clê - em Dubai"
    Te desejo muuuuuuuuuitos bons momentos e muuuuuuuuuuuuuuuitas boas receitas!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá Clê!! estou adorando teu Blog!!Adoro garimpar receitinhas nos blogs que encontro na Net, principalmente qdo além da receitinha feito pela própria blogueira tem toda uma historinha junto, que acaba por nos envolver ainda mais!!! Tb adoro preparar "coisinhas" boas pra turminha aqui de casa!! O único problema dessa diversão toda, é o ponteirinho da balança que teima a subir... que não é seu caso é claro! hehehe... Só uma perguntinha desta receitinha de pão: O Sour Cream, ou a sua substituição, dá qual finalidade na massa? Ela interfere na textura ou no sabor desta receita, fiquei bem curiosa para fazer!! Te conto dps ok?? e continue nos passando tuas aventuras culinárias, estou adorando!! bjao para vc!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Débora!Tudo bem?Fico imensamente feliz por saber que estás curtindo o meu blog!!!Isso faz com que eu tenha ainda mais vontade de fazer delícias e contar pra vocês!Quanto ao sour cream, a presença dele é fundamental, pois confere leveza ao pão, além de dar um gostinho especial!Bjs pra você e para a família.

      Excluir